Home Retiros e Jornadas A Natureza do Silêncio

A Natureza do Silêncio

A Natureza do Silêncio – 4/6/8 dias.

Retiro individual ou pequenos grupos; aberto durante todo o ano. Agende


foto integração

Neste Retiro de Silêncio exploraremos como a nossa capacidade nata de consciência e presença serve como base para cultivarmos clareza, compreensão e insights sobre nossa experiência humana.

Através da prática de Yoga e da Meditação guiada pela força dos quatro elementos, experenciaremos a medicina da argila, a ritualização da fogueira, banho de ervas, exercícios respiratórios e contemplação da natureza a partir do silêncio.  Investigaremos como desenvolver consciência sobre as causas de estresse e o cultivo de atitudes para um estado de felicidade genuína em nossas vidas. Examinaremos o significado de sustentar gentileza e presença na correria do dia a dia, para assim vivermos com mais liberdade e não reatividade onde quer que estejamos.

Teremos práticas de meditações dinâmicas e/ou passivas. Enfatizaremos como integrar amor e compaixão em todos os momentos do retiro, pois isso permite um acolhimento gentil de nós mesmos e nos conecta de maneira mais íntima e verdadeira com o outro e com o mundo. Teremos períodos de ensinamentos das tradições orientais e oportunidades para perguntas e respostas.

O Retiro é indicado tanto para iniciantes como para meditadores mais experientes.

 

ROTINA DIÁRIA:

Meditação:

Ensino e práticas da meditação. Ferramenta fundamental para o autoconhecimento e o desenvolvimento espiritual.

Silêncio:

Longos períodos de silêncio, para perceber o que é verdadeiro e o que é falso. Primeiro deixa-se o mais denso sedimentar no fundo de si, aquietando o corpo e a mente no silêncio, na retidão, ao filtrar as impurezas para obter clareza. Período para parar, em auto-observação, reflexão, reconhecimento e celebração dos passos conquistados, usufruir do local, do jardim, da horta, da biblioteca, etc.

Contato com a Natureza:

Ao comungar e reconhecer o quanto somos feitos por ela, seremos gratos na lida com a terra, no cuidado com os jardins, no plantio e colheita na horta orgânica, no viveiro de plantas, no cuidado com as flores e ervas.
Simplicidade: quanto mais nos sintonizamos com o amor, a intuição da alma, separando o supérfluo do essencial, mais simples torna-se viver.

Satsanga:

Satsanga é uma reunião seguida tradicionalmente há milênios na Índia. Trata-se de um encontro de pessoas interessadas em cantar mantras, kirtans e bhajans, ouvir a palestra sobre assuntos espirituais ligados ao cotidiano e, ao final, desfrutar dos alimentos trazidos e energizados pela vibração dos cantos.

 

 

']); _gaq.push(['_setDomainName', 'none']); _gaq.push(['_setAllowLinker', true]); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();